quinta-feira, 26 de julho de 2012

Lenda de São Cristóvão



Dia  25 de julho é festejado o dia de São Cristóvão, protetor dos  motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores.

"Cristóvão" significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo.SEm o saber ´na sua presteza servia a Satanás. No entanto vivia triste e mau humorado. Colocou-se pois, a serviço deste. Um ermitão mostrou-lhe que o maior Rei do mundo era Deus e mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Agora, servindo a seus semelhantes, a alegria voltou a seu semblante.


Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. Apesar de exausto resolveu levar o menino, que a princípio era leve, mas foi se tornando cada vez mais pesado, tanto que Cristóvão precisou de um cajado para conseguir fazer a travessia. Quando chegaram, Cristóvão falou que sentia-se como se houvesse transportado todo peso do mundo. Foi aí que lhe disse o menino
: "Tiveste às costas, mais do que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".

Nos anos entre 250 e 300, sofreu martírio na Síria, onde pregava, na cidade de Lícia.


No dia em que em que lhe foi dedicado, São Cristóvão é reverenciado; seus fiéis fazem grandes homenagens em procissões. Nas paróquias há aglomerações enormes de caminhoneiros e taxistas, todos querendo receber uma benção especial para suas jornadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário