quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aliança com Deus - Encontro para Catequese


Dinâmica - Aliança com Deus-Mandamentos

Aliança com Deus
Objetivos
- Facilitar a reflexão e o aprofundamento sobre a Aliança que Deus quer fazer com cada um de nós.
- Ajudar o grupo a entrar no clima da verdadeira experiência com Deus

Material - bambolês
Para Ler e refletir -  Êxodo 20,1-17
Toques criativos - Elaborar um painel sobre os Dez Mandamentos
Apresentar o Decálogo aos catequizandos, despertando neles o amor pela aliança: "Deus se compromete em caminhar ao lado do seu povo da mesma forma que o povo também promete ser fiel aos seus mandamentos.

Desenvolvimento
- Divida o grupo em três fileiras e solicite aos catequizandos que se posicionem um ao lado do outro, mantendo a distância de um braço do colega ao lado.
- O primeiro catequizando de cada fileira segura um bambolê e, ao sinal do catequista, deverá passá-lo rapidamente por baixo dos pés e retirá-lo pela cabeça. Na sequência, entrega o bambolê para o colega do lado, que repetirá o movimento.
- A fileira que terminar primeiro o jogo será a equipe vencedora.
- Refletir com o grupo sobre o jogo vivenciado, sentimentos etc
- Comparar o bambolê  a uma aliança de casamento.
- O que significa uma aliança?
- O que ela representa na vida de duas pessoas?
- A maior representação de amor entre duas pessoas ocorre quando elas resolvem fazer uma aliança, quando uma se compromete em buscar a felicidade da outra, e vice-versa. O anel é o símbolo desse comprometimento; por isso costumamos chamar a aliança de o anel do casamento.
- Deus quer fazer uma aliança conosco, um pacto de amizade. durante a brincadeira, quando eu recebo esse bambolê (anel) e faço que ele passe sobre mim, dos pés á cabeça, é como se eu aceitasse criar esse laço com Deus e O deixasse agir sobre minha vida. Essa Aliança com Deus nós fazemos por meio do Batismo, pelo qual morrermos e ressuscitamos com cristo e nos comprometemos com a vida cristã, fazendo parte da Igreja.
- A presença de Deus na nossa vida é motivo de muita alegria. O amor de deus nos vitaliza e nos contagia; assim, quando eu entrego o anel ao meu(minha) colega, é como se despertasse nele(a) o desejo de também fazer parte dessa felicidade com Deus.
- O encontro poderá ser finalizado com uma oração. Convidar os catequizandos de cada equipe a segurar com a mão esquerda o bambolê e manter a direita estendida para deus. rezar juntos a oração do CREDO, ou preces espontâneas, renovando o compromisso de amizade com Deus.
Dinâmica extraída do livro: Jogos e brincadeiras para a catequese - Rogério Tellini - Ed Paulus (Blog Catequista de IVC - Imaculada Cintra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário