Web TV Deus Menino

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ouvir o silêncio para falar melhor

Pode parecer estranho a princípio, mas é necessário que reaprendamos a ouvir o silêncio como condição para uma fala com mais qualidade e profundidade. Com simplicidade, traduzi essa verdade numa das músicas que Deus me concedeu a graça de compor, canto assim: “ouço teu silêncio meu Senhor, para distinguir só tua voz...” Escrevi isso há muito tempo e continuo aprendendo dia a dia a viver essa experiência. Quando a fala é precedida por um silêncio de reflexão, aquilo que a boca diz tem sempre mais conteúdo.

Recentemente, em uma mensagem para o Dia Internacional das Comunicações, o Papa Bento XVI fez essa afirmação: “A relação entre silêncio e palavra: dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas”. Muitos dos nossos conflitos nos relacionamentos e na comunicação surgem de um excesso de palavras e uma carência do silêncio. Não um silêncio distante ou frio, mas um silêncio de quem ativamente escuta e acolhe a outra pessoa naquilo que ela está dizendo. “O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo”, diz ainda o Papa.

”Evangelizar requer de nós essa sabedoria: combinar a fala e o silêncio, o discurso e a reflexão", ensina monsenhor Jonas

Se esse silêncio faz bem na comunicação entre os homens, ele é muito mais importante no nosso relacionamento com Deus, assim diz o Papa: “Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus. Temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a Palavra, a Palavra redentora” (Homilia durante a Concelebração Eucarística com os Membros da Comissão Teológica Internacional, 6 de outubro de 2006).

Muitas vezes reclamamos que Deus não fala conosco, mas na verdade somos nós que não aprendemos a ouvir o que Ele nos fala, ainda quando está em silêncio.

Para que a nossa vida seja verdadeiramente uma canção, será necessário que aprendamos a conviver em harmonia com a palavra e o silêncio, onde um não exclua o outro, mas que em perfeita complementaridade formem juntos uma fecunda comunicação. Jesus sabia, em seus discursos e diálogos, alternar com eficácia os momentos de fala e de silêncio. O silêncio que jamais foi ausência de mensagem, mas um espaço fecundo de revelação de uma pessoa: Jesus Cristo.

Convido você a afinarmos os ouvidos e o coração para aprendermos a acolher o silêncio de Deus e cheios dele comunicarmos ao mundo, pela nossa fala e vida, aquilo que ouvimos no profundo do nosso coração. Evangelizar requer de nós essa sabedoria: combinar a fala e o silêncio, o discurso e a reflexão. Uma evangelização que fale tanto que roube o espaço do silêncio, corre o risco de não produzir os frutos esperados. Assim podemos orientar todo o nosso esforço de Evangelização desde a intimidade do nosso lar até os mais longínquos rincões do mundo. Desejo a você uma profunda experiência da escuta desse silêncio de Deus, quem aprende a ouvi-Lo, sempre fala melhor.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário