Web TV Deus Menino

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Rede de blogs, um sonho de todos nós!

A Igreja reconhece que os meios de comunicação social podem ser fatores de comunhão e contribuem para a integração entre as pessoas “(cf AS 137-140)

A Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico Catequética da CNBB, acredita que a rede de blogs, promoverá a comunhão e a integração entre os catequistas de nosso Brasil, interligando as paróquias as dioceses, as dioceses aos Regionais e os Regionais ao Nacional.  

Quando fui apresentada a esse projeto, a princípio achei um trabalho complexo, confesso pensei ser algo impossível. Mesmo sem entender direito, me senti atraída por ele, talvez pelo fato de sentir falta dessa comunicação mais direta, rápida em meu Regional. Fiquei pensando também naquele catequista de base que nem sequer sabe da existência de um Regional, ou como está organizado nossa catequese em nível Nacional. 

Afirmamos que catequese é fazer “ECOAR” e porque não fazer ecoar um projeto tão promissor quanto esse da rede de blogs. 

Hoje, grande porcentagem de nossos catequistas são internautas, usam da internet para se atualizar,  pesquisar, se formar. Através desse projeto, ele se sentirá como membro dessa grande família de catequistas conectados, antenados ao que acontece não só em nosso regional, mas em todos os regionais ligados ao Nacional. Enriqueceremos com a troca de experiência do outro, descobriremos talentos, lideranças, formadores.

Através dessa postagem, estou na verdade dando meu testemunho, que é preciso acreditar, falar com convicção, mostrar que esse é o caminho para que a comunicação aconteça, a via que encurtará as distâncias entre as dioceses que compõe nosso Regional. Fiquei feliz quando em julho, participando da Escola e também da Assembléia do meu Regional, um primeiro contato, tantas dioceses aderiram, criando seus blogs e outros tantos se comprometeram em divulgar em suas dioceses a proposta.

É gratificante quando um projeto deixa de ser apenas um projeto e se torna ação, algo concreto. Isso, porque quem acreditou, está por sua vez, fazendo ecoar em suas dioceses essa boa notícia. Foi gratificante ler a colocação da diocese de São José do Rio Preto, por ocasião de uma reunião diocesana, o seguinte: 

Para concluir a reunião houve a partilha do que foi vivenciado na Escola Bíblico-Catequética e na Assembléia do Regional Sul1, destacando a rede de blogs do Regional que nos comprometemos em tornar realidade. Daí surge nosso blog diocesano, que será uma fonte de informações, relatos de nossas atividades e também um meio de comunicação para manter nossos catequistas em comunhão com nosso projeto de Animação Bíblico-Catequética!”(Roberto Bocalete)

Quem ama e acredita na catequese, melhora, aprimora seu fazer catequético. Sendo assim, não tem como não se lançar na rede de blogs, essa ferramenta tão eficaz que graças à tecnologia, temos em mãos.

Deixo aqui um abraço especial ao nosso coordenador Regional, Pe Paulo Gil, aos  coordenadores e catequistas do SUL1, que com carinho e confiança acatou nosso projeto. Quero dizer que o pontapé inicial foi dado, resta-nos agora caminhar, dando um passo de cada vez, fazendo rastro para que as outras dioceses nos sigam. Avante, não estamos sozinhos, esse projeto antes de ser um sonho da Comissão ABC-CNBB, foi suscitado e gestado no coração de Deus. Ele é Deus conosco e precisa de nós para que esse sonho se torne realidade.

Abraço forte e confiante!

Imaculada Cintra
Regional Sul1
www.catequeseregsul1.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário