Web TV Deus Menino

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sacramentos - Encontro de Catequese



"Pessoal, na atividade acima há uma pergunta assim: Qual pessoa da nossa comunidade que passa por todos os sacramentos? A resposta é o Padre, mas vou explicar o que se passa em minha cabeça a respeito disso.
No dia 16/06/2012 (sábado) o tema do encontro de catequese foi os sete sacramentos, e tenho um catequizando que me surpreende em todos os encontros com  perguntinhas surpresas (kk), me deixando as vezes numa saia justa. Quando a pergunta é daquelas de arrancar os cabelos, não arrisco responder sem consultar um padre, ou outros que saibam esclarecer a dúvida.
Nesse encontro sobre sacramento o catequizando "danadinho" perguntou "por que o padre não se casa". Bem, respirei fundo e disse o seguinte: _ Amiguinho, seria complicado para o padre constituir uma família, ser pai, ser o chefe da família, por que a mesma hora que ele está aqui, ele está lá, ou seja, a mesma hora que ele é pároco de uma cidade, ele recebe a missão de ir para outra paróquia. Mas mesmo em uma paróquia só, ele tem muitos a fazeres. O nosso padre por exemplo, as vezes é quase preciso ter o poder de "teletransportar" de um lugar para o outro, pois são inúmeras reuniões, tem que atender à várias pastorais, a população em geral, é muita coisa. 
"O casamento do padre é com a igreja", ele precisa estar por inteiro a serviço do Senhor, por isso para realizar o sacramento da ORDEM, é preciso ter vocação, pensar bastante, e se entregar totalmente a Jesus, deixando que Ele celebre o matrimônio do jovem (futuro padre) com o sacramento da ORDEM.
Não sei se fui correto ao dizer que o casamento (matrimônio) do padre é com a igreja, mas vejo que o padre é o membro da comunidade que consegue passar por todos esses sacramentos, se tornando uma pessoa especial a serviço da igreja.
________________________Catequese com Crianças________________________
A definição exata de Sacramento é: "Um sinal visível e eficaz da graça, instituído por Jesus Cristo, para nossa santificação".
Podemos dividir em três partes:

1º Um sinal sensível

2º Instituído por Jesus Cristo

3º Graça

1º Um sinal sensível
Constitui a parte material do Sacramento. Nos sinais que constituem a parte material de um sacramento, temos dois elementos: O primeiro é o objeto material que se utiliza, que denominamos matéria do Sacramento; por exemplo: água no Batismo, óleo na Crisma.

Essa ação em si, não teria significado se não manifestasse algum propósito. Tem que acompanhá-la algumas palavras ou gestos que lhe dêem significado.
Esse segundo elemento do Sacramento chamamos de forma. No Sacramento do Batismo a água é a matéria, as palavras . . . eu te batizo . . . é a forma.

2º Instituído por Jesus Cristo
O poder humano não pode ligar a graça interior a um sinal externo. Isso é algo que somente Deus pode fazer, e que nos leva a segunda definição de Sacramento: "Instituído por Jesus Cristo". A Ascensão do Senhor pôs ponto final na instituiçã dos Sacramentos; e não pode haver nunca nem mais, nem menos que sete Sacramentos, os setes Sacramentos que Jesus nos deu.

Graça

Voltando a nossa atenção para o terceiro dos elementos da definição de Sacramento, vemos que seu fim essencial é dar a Graça santificante.

Graça é um dom sobrenatural e interior de Deus, concedido para nossa própria salvação. É a estreita união; é a sintonia com Deus.


Um Sacramento dá a Graça por si e em si, pelo seu próprio poder. Isto não quer dizer que nossa disposição interior não faça diferença. As nossas disposições interiores, no entanto afetam a quantidade de graça que recebemos. Quanto mais viva a nossa fé, tanto maior será a graça recebida.

As nossas disposições não causam a graça, simplesmente removem os obstáculos a sua recepção. As disposições de quem administra o Sacramento não influem no seu efeito.
ORDEM NATURAL
ORDEM SOBRENATURAL
Nascer: Entrada na vida terrena.Batismo: Filiação Divina
Crescer: Maduro, forte, responsávelCrisma: Maturidade cristã, fortalecimento na fé, cristão atuante.
Alimento: Conserva a vidaEucaristia: Nos alimenta, conserva a vida
Remédio: Cura as enfermidadesConfissão: Cura as enfermidades espirituais: reconciliação.
Sacerdócio: Compromisso com a comunidade - espiritual.Ordem: Vem o padre para guiar a comunidade.
Casamento: Compromisso de amor e família.Matrimônio: Vem a Igreja para abençoar.
Morte: Fim da vida terrena.Unção dos enfermos: Conforto para a triunfal viagem de volta à casa do Pai.
Fonte: CATEQUISAR

4 comentários:

  1. Oi passando para fazer uma visitinha neste espaço de evangelização, seja bem vinda ,já sou seguidora deste blog,beijos Rosane

    ResponderExcluir
  2. olá Bom dia, estou passando para lhe dar as boas vindas aos grupo, estive um tempo ausente, e vi na atualização que entrou para o nosso amanda grupo. adorei seu cantinho abraços. Érica MAgro Catequizando com Amor. http://ericamagropires.blogspot.com de uma passadinha lá vou adorar.

    ResponderExcluir
  3. Na minha cidade tivemos um padre (Frei) que realmente passou por todos os sacramentos: Ele tinha uma família com filhos e netos e, ficou viúvo. Muito conhecido na cidade, muito religioso, e se tornou um sacerdote incrível. Infelizmente faleceu a alguns anos.

    ResponderExcluir