Web TV Deus Menino

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Símbolos do Natal ... parte 1.

Ola amadinhos tudo bem?
Hoje venho postar a primeira parte dos símbolos de natal ...
E ontem como meu amado Padre Reginaldo Manzotti comentou no programa Sinais do Sagrado sobre São Nicolau ...resolvi começar por ele .



São Nicolau é o santo que representa o Papai Noel, ele nasceu na Ásia Menor, no fim do século III. Desde sua infância ele já demonstrava uma profunda religiosidade quando se aproximou de seu tio, que era o bispo daquela cidade, Patara. Ainda jovem ele foi ordenado como sacerdote.
Foi após a morte de seus pais que ele herdou uma grande fortuna, e por ser homem bom e caridoso, sem qualquer vontade de ter tal riqueza para si, ele começou a distribuir suas riquezas entre as pessoas pobres que estavam ali por perto. Mas ele não queria ser conhecido como “o homem que ajudava”, e por isso, fazia isso secretamente, e guardava sua imagem boa somente para si.
Ele foi nomeado Bispo de Mira e tornou-se muito conhecido devido a sua generosidade, e também era do conhecimento do povo que ele amava as crianças e que orava pela proteção de todos os marinheiros. Muitos de seus contemporâneos testemunham sua humildade e sua paciência, ele era o mais simples possível. Vestia-se com simplicidade, comia apenas uma vez ao dia e distribuía o resto aos famintos e necessitados das proximidades.
Durante o reinado do imperador Diocleciano iniciou-se a perseguição da igreja e Nicolau foi preso. Neste período, esqueceu-se de si mesmo, pois pensava em ajudar a todos com suas palavras reconfortantes, de consolo e de paz. Ele nunca deixou de amar as pessoas a sua volta, apesar das atrocidades que faziam. Nicolau foi libertado assim que Constantino tornou-se o imperador, pois este permitiu o direito das pessoas de ter a fé em que quisessem.
Devido tanta bondade em dar sem receber nada em troca, e com a evolução da história o hoje santo popularizou-se na figura do Papai Noel, tão adorado pelas crianças e ainda exaltado na religião.
Realmente esta é uma história de vida como poucas, hoje São Nicolau para a igreja católica é sinônimo de glória e humildade. Ele ensinou a amar, sobretudo, independente de raça, cor e religião, e fazer o bem sem ter nada em troca, o que é uma tarefa extremamente difícil nos dias em que vivemos, porém também não era fácil na época de São Nicolau.

Espero que tenham gostado !
Denyse Prado.
catequista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário