Web TV Deus Menino

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Símbolos do Natal ... parte II.

Ola amadinhos tudo bem?
Todos nós sabemos que esta época de ano devemos dar ênfase ao nascimento do menino Jesus !
Mas também devemos saber um pouco mais da história do natal ...
Pelo menos aqui em casa ...nós montamos a árvore de natal todo ano ... mas como o Padre Reginaldo ensinou , não devemos JAMAIS esquecer o verdadeiro significado do natal, que é o nascimento de Jesus .
E junto a árvore coloco o presépio para que todos vejam a árvore, mas não se esqueçam da essência : JESUS!

Hoje vou postar aqui o significado e um pouco da história da árvore de natal:

Na foto abaixo ... a Árvore de natal que fizemos na nossa capela com material reciclado:
usamos caixas de ovos pintados com 2 tons de verde, e enfeitamos com bolinhas , piscas, laço e estrela.
E ao lado da árvore:montei o presépio, montei um pequeno bem no pé da árvore, pois ele é completo.
E grande que só tem José , Jesus e Maria .


Em vários países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para enfeitar casas e outros ambientes. Junto com as decorações natalinas, as árvores garantem um clima especial nesta importante época do ano.

De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Numa determinada  noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.


Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial. 
No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.



Dia de montar a árvore de Natal
- De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.

Espero que tenham gostado ...

Beijos carinhosos e abraços abençoados ...
Denyse Prado.
catequista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário