Web TV Deus Menino

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ENCONTRO DE CATEQUESE: Iluminar a partir de Cristo-


DINÂMICA: A VELA E O COPO

Objetivo: O catequizando deve compreender que a Palavra de Deus quando abafada ou escondida não produz frutos
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 minutos.
Material: Uma vela, fósforos e um copo de vidro transparente.
Descrição: Colocar uma vela sobre a mesa e acendê-la cuidadosamente. Deixar que se queime por alguns segundos.
Em seguida, pegar um copo transparente e, cuidadosamente e lentamente, colocar sobre a vela. Aos poucos, ela se apagará.
Deixá-la assim e pedir que os catequizandos falem o que sentiram ou observaram, diante da experiência.
Patilhar as opiniões com o grupo. Em seguida relacionar o texto com a seguinte passagem do evangelho:

A Candeia: Lc 8, 16-18

16 “Ninguém acende uma candeia e a esconde num jarro ou a coloca debaixo de uma cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de modo que os que entram possam ver a luz. 17 Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz. 18 Portanto, considerem atentamente como vocês estão ouvindo. A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que pensa que tem lhe será tirado”.

Reflexão:

O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante, mas não é suficiente para que uma pessoa se torne verdadeiramente cristã. O importante é assumir os valores que estão presentes nela, de modo que a Palavra de Deus se torne vida das pessoas, e assim elas testemunhem esses valores para todos e manifestem o amor de Deus para com seus filhos e filhas. Jesus nos faz uma grave advertência no Evangelho de hoje: “Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis!” Existem doutores na Palavra de Deus, mas que fazem da Palavra de Deus apenas objeto de conhecimento. É claro que o conhecimento da Palavra de Deus é importante, mas devemos ser doutores na sua vivência.

Vivenciando a palavra:
O discípulo deve iluminar o mundo. Não basta apenas ouvir a Palavra . É preciso testemunhá-la através de nosso agir, ver e pensar. O testemunho de vida condiz com transformação e traz crescimento espiritual. Mas só podemos iluminar se nos deixamos “iluminar pela Luz de Cristo”. É em Cristo que nos abastecemos. Faz-se necessário acender a cada dia nossa própria lâmpada na Lâmpada de Cristo. A minha luz só ilumina se for reflexo da Luz de Cristo.

Guardar para a vida:
 
Cuidado: Evangelizar não é “doutrinar”
Não devemos nos iludir com a ideia de que apenas porque estamos repetindo as palavras de Cristo estamos iluminando. Iluminar significa aceitar totalmente Cristo e seus ensinamentos dando testemunhos de nossa vivência. .
( “Vede pois como ouvis”.(Lc 8, 18) , diz Jesus, fazendo uma advertência aos cristãos.
É preciso também”aprimorar” nossa escuta para que através dela sejamos aprendizes e que nossa aprendizagem nos leve a fazer a experiência de Cristo em nossa vida.Não basta apenas escutar. Precisamos sair do comodismo e estagnação e partir para a ação que transforma.
A boa escuta da Palavra é o caminho para crescer na fé. Se falta a escuta , a fé definha e morre.”

Conversando e respondendo:
E nós, como estamos nos comportando diante da Palara de Deus?
  • estamos apenas escutando sem se aprofundar no seu significado?
  • Procuramos dar testemunho de nossa vivência cristã?
  • Durante a homilia na celebração aos domingos, tenho aprimorado minha“escuta” ao ouvir a Palavra de Deus?
  • Minhas ações em casa ou escola condizem com os ensinamentos de Jesus?
  • Sou lâmpada escondida ou Lâmpada acesa sobre o candeeiro?
ORAÇÃO FINAL
Senhor, fazei com que eu não me preocupe apenas com informações biblicas que se tornam vazias quando não assimiladas em sua grandeza e profundidade.
Que as Tuas Palavras possam chegar produtivas até mim e com a graça do Teu Santo Espírito, produzir transformações extensivas a todos que me rodeiam. E que através delas eu possa guiar meus irmãos e irmãs a fim de participar da construção de Teu Reino. Que eu possa antes de falar de Ti, revelar Tua presença em mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário